ULTRA MARATONA 12 HORAS DE GASPAR SC - 01/11/2014

Em primeiro lugar obrigado meu Deus por me fazer vencedor em mais um desafio. 
Dia 31 de outubro do corrente ano, levantei bem cedo, como de costume, porém o dia seria diferente . Na quinta feira eu já tinha tomado todas as providências necessarias para que meu dia transcorresse sem nenhum contratempo . Tendo em vista que meu objetivo era estar até ao meio dia na cidade de GASPAR em Santa Catarina. As 08:30 h iniciei minha viagem e cheguei em Gaspar por volta das 11:30 h sem estresse . Antes de me dirigir ao Bela Vista Country Club,  local este onde eu ficaria por um período de 48 horas. Parei em um Restaurante na entrada da cidade e fui almoçar , o cardápio para quem iria participar de um desafio de 12:00 hora correndo tinha que ser uma macarronada . Prato este rico em carboidratos.Terminei de almoçar e fui direto ao meu destino. 

Cheguei no local as 12:15 minutos e me identifiquei na portaria como sendo um dos atletas que iria utilizar o camping colocado a disposição para que montássemos nossas barracas. Fui informado pelo segurança que ele não sabia  de nada e que eu não poderia entrar até que os funcionários da secretaria do Clube retornassem  para iniciar o expediente da tarde . O expediente se iniciaria as 13:20 h. Fiquei esperando ali do lado de fora, mas confesso ja contrariado . Como pode você fazer o regulamento para um evento, colocar na internet  e não comunicar os seguranças da portaria , de que era possível a  chegada de atletas oriundos de outras cidades? E que os mesmos deveriam ser conduzidos até o local destinado para montar as barracas? Quando iniciou o expediente da tarde o segurança comunicou a secretaria de que tinha um atleta aguardando para poder entrar no Clube . Permitiram minha entrada na secretaria e para minha surpresa os funcionários sabiam que haveria a corrida no sábado, porém, não tinham conhecimento de que era para permitir a entrada no Clube. Tentaram ligar para o organizador, que por motivos de ética não vou mencionar o nome, e não conseguiram falar com a pessoa. Em um determinado momento um dos funcionários falou que a pessoa só estaria no Clube entre 15:30 e 16:00 horas . A estas alturas eu já estava irritado e falei em um tom de voz bem acentuado de que se tivesse que ficar esperando por qualquer pessoa que fosse independente da função, cargo ou hierarquia dentro do Clube eu simplesmente voltaria embora. Fiquei mais uns 10 minutos esperando do lado de fora, quando veio um segurança para me levar até o local onde montaria minha barraca. Dei uma estudada no terreno e montei minha barraca perto de um poste de iluminação do campo pois o mesmo tinha tomadas de energia elétrica. Os melhores lugares sempre são para os que chegam primeiro . Rsrs . Como eu tinha levado até extensão minha barraca ficou chique com luz elétrica e internet .Como este espaço é destinado a contarmos o que passamos, sofremos ou nos divertimos para poder corrermos . Não posso deixar de mencionar que comprei uma barraca exclusivamente para participar desta corrida. Se quiserem podem rir pois a barraca veio sem o manual de montagem . Rsrs , só comigo acontece isto? Meu Deus, levei o maior baile para montar a danada. Finalmente consegui montá-la, mas da minha maneira. Eu tinha e tenho certeza de que ela estava mal montada. As 20:30 h fui para o congresso técnico ouvir a palestra e neste quesito não houve muito o que ser questionado ou transmitido tendo em vista que o regulamento estava bem claro e legível. Um detalhe amplamente abordado no congresso foi para que os atletas que não estavam correndo não circulassem nas proximidades de onde estava o controle de cronometragem. Tendo em vista que ali estava sendo disputado 03 três tipos de competições ao mesmo tempo. A ULTRA MARATONA 24 HORAS INDIVIDUAL, A ULTRA MARATONA DE REVEZAMENTO 24 HORAS DE 09 ATLETAS e A ULTRA MARATONA 12 HORAS INDIVIDUAL . Após a palestra fui deitar porque dormir mesmo só consegui depois das 02:00 horas por ser um Clube tinha uma festa para crianças em um salão e no lado oposto tinha uma festa de adultos. 

Levantei cedo e por volta das 08:00 h os atletas começaram a chegar e montar suas barracas pois independente da modalidade da corrida que iriam participar, os mesmos já tinham a certeza de que ficariam ali no minimo 28:00 horas . Antes que eu esqueça o único atleta a posar no camping fui eu . As 10:00 horas em ponto foi dado inicio da corrida dos atletas que fariam 24:horas individual e os Atletas da Maratona de Revezamento. O dia transcorreu normalmente com uma temperatura bem acentuada exigindo muito preparo físico dos atletas, principalmente daqueles que estavam participando da corrida de 24 horas,  individual . As 20:30 h minutos o tempo mudou  e       iniciou-se uma chuva bem leve, como a previsão do tempo era de muita chuva, pensei agora vou ter que mudar minha estratégica para a corrida . Vou esperar mais um pouco e caso a chuva continue eu ainda tinha tempo para mudar a roupa e colocar um agasalho de nylon para segurar um pouco mais de calor no corpo. Para a minha surpresa as 21:30 horas a chuva parou então optei em iniciar a corrida como estava, de calção e camiseta regata.As 22:00 horas foi dado o inicio da ULTRA MARATONA 12 horas . Sai correndo no meu ritmo consciente das minhas limitações , porem, muito confiante na resposta do meu corpo face as inúmeras maratonas corridas neste ano. Isto me dava a certeza que eu tinha tudo para completar a prova sem sofrer nenhum incidente. Com aproximadamente umas 3 horas de corrida percebi que o calor era muito forte , no local onde estávamos correndo a pista tinha uma medida de mil e duzentos metros em circulo . Um local muito bonito onde do lado direito da  pista era uns 600 metros de bosque . Aquela chuva fraca que tinha caído no inicio da noite , foi a mesma coisa que ter ligado uma sauna úmida,  o mormaço era simplesmente terrível. impressionante não tinha vento nenhum  eu e os outros atletas olhávamos para as arvores e não víamos uma folha se mover . Segundo informações dos moradores é normal este fenômeno da falta de ventos face a localização da cidade . Então vamos la isolei de  minha mente este pormenor e continuei concentrado porem já sabendo que o consumo de líquidos seria maior , face a grande perda através do suor. Alimentação no meu caso especifico nem pensar , pois meu corpo simplesmente não aceita , já para os demais atletas                independente do apoio pessoal a organização tinha colocado a disposição dos atletas das 12;00 horas um lanche , um jantar  e um café da manhã. As 02:00 horas o sistema de marcação de chips deu pane , ai foi aquele desânimo pois não tínhamos mais noção do que tínhamos corrido . De imediato  pensei isto vai dar um rolo terrível princialmente por causa dos atletas do revezamento . continuei seguindo meu objetivo que era fazer entre 80 e 85 Km nas 12:00 horas  independente de a cronometragem esta marcando ou não . Conheço muito bem meu corpo e meu desempenho baseado em corridas anteriores, pelas dificuldades da pista que na minha opinião é facil e também pelo tempo que andei durante a corrida tenho certeza que consegui alcançar meu objetivo.  Às 10:00 horas pontualmente terminou a corrida , para minha surpresa fui agraciado com um troféu pelo segundo lugar na categoria individual.

 Quero finalizar aqui agradecendo os organizadores pela ótima estrutura montada para receber os atletas , eu particularmente não vi falhas vocês cumpriram o que estava escrito no regulamento . Porem,fica aqui uma observação para o ano que vem , estudem uma maneira para facilitar a participação de atletas de fora no sentido de que os KIT's para os mesmos possam ser entregues no dia da corrida . O fato de ser entregue só no dia anterior impossibilitou muitos atletas de participarem desta corrida , face aos compromissos profissionais dos mesmos .  Deixo aqui meu muitíssimo obrigado a todos os atletas e familiares que através de suas presenças deram um toque especial a este espetacular desafio.           "Compete aos  organizadores das corridas organizarem a festa , porem quem faz o show somos nós os atletas".


Atenciosamente e com carinho, um abraço.

RUDIVAL GOMES



2 comentários:

  1. Grande RUDIVAL.

    Parabéns por MAIS UMA CONQUISTA......conheço o clube, a pista e como te disse antes de voce fazer sua inscrição.....o lugar é muito bonito.
    Quanto a cronometragem, já citei para voce o que acontece quando se procura algo barato ao invés de colocar em primeiro lugar a qualidade. Um evento deste porte com 24 horas e revezamento, a organização tem que pensar muito neste tópico, fundamental para os atletas.
    VALEUUUUUUUUUU meu amigo.
    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir
  2. Quando me referi acima no meu comentario " o que acontece quando se procura algo barato ao invés de colocar em primeiro lugar a qualidade"..foi quanto a organização do evento, que tem mais preocupação com o custo do mesmo do que se preocupar em oferecer o melhor para o atleta.
    abç
    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir