MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO - 19/10/2014

"Em primeiro lugar obrigado meu Deus, por tudo o que tens feito por mim." 
 O desejo de participar desta Maratona era imenso e para que nada saísse errado, eu fiz a minha inscrição no inicio de janeiro. Esperei até agosto para comprar as passagens aéreas e reservar o hotel. Tinha informações de que esta maratona era difícil, me preparei psicologicamente para participar dela, tendo em vista que preparado fisicamente eu sempre procuro estar. Nos últimos dias que antecederam a corrida as informações eram de que os atletas enfrentariam um adversário terrível, o forte calor. Cheguei em São Paulo no sábado às 11:20 h e o tempo estava agradável, sol  ameno e o clima estava mais para um mormaço do que para um calor de 35 graus como os noticiários indicavam. Fui direto do aeroporto ao local da retirada dos Kits e não me desapontei com a organização no local, muito bem organizado sem transtornos e estresses. Peguei  meu Kit e o da Jovem Senhora Adriana Cristina Alves tendo em vista que ambos fizemos as inscrições juntos . Mas infelizmente por problemas estritamente profissional a Adriana não pode viajar para participar da Maratona. Do local da retirada dos Kits até o hotel fui a pé pois estava hospedado a menos de 10 minutos, e  do hotel até o local da corrida em torno de 15 minutos.  No final da tarde fui ao Parque do Ibirapuera encontrar um casal de amigos de Porto alegre que também foram a São Paulo para participar da Maratona. Face um mal entendido do local de encontro eu terminei conhecendo este lindo parque de ponta a ponta .Rsrs . Mas graças a Deus, quando cheguei eles ainda estavam  me esperando. Conversamos um pouco, e para não fugir do habitual a prosa foi sobre corridas, vocês já viram corredores se encontrarem e conversarem sobre outro assunto sem ser corridas? Às 19:30 h nos despedimos e cada um foi para seu hotel descansar para o grande dia.  Já no hotel encontrei alguns velhos conhecidos de corridas como seu LUIZ e a DAIZE . Antes de dormir ainda falei um pouco com a senhora Adriana, fato este que é normal entre nós dois porque sempre trocamos ideias referentes as corridas. Ela me falou: Amigo, amanhã a temperatura estará terrível, em torno dos 35 graus. Respondi a ela que eu estava preparado psicologicamente para superar este calor e que chegaria até o fim . Acordei as 03:45 h, isto ninguém tira de mim, é meu relógio biológico e todos nós o temos, mas algumas pessoas se recusam a ativá-lo . Rsrs . As 06:30 h o trânsito de atletas se dirigindo para o local da corrida já era grande . O hotel serviu um desjejum para os atletas e la fomos nós para o local da prova. Procurei aquele meu lugar estratégico e fiquei concentrado, aguardando o momento da largada.
A concentração é um detalhe que eu sempre levo muito a sério, pois é neste momento que eu faço os últimos ajustes na minha mente, para que ela e meu corpo funcionem em harmonia. Na minha humilde opinião, se estes dois fatores não estiverem ajustados harmonicamente, com certeza, não chegarei a lugar nenhum. A previsão de um sol forte e maravilhoso se concretizou, a corrida ainda nem havia começado e o sol já se brilhava, todo majestoso, nos dando bom dia, e  desejando uma ótima corrida. Rsrs . Muitos atletas presentes, só inscritos segundo informações eram 18.000,  e mais os famosos PIPOCAS. Para onde eu olhava tinham atletas, com sinceridade um momento mágico do meu esporte, todas aquelas pessoas reunidas com um mesmo objetivo, CORRER, e com um só propósito concluir a distância que era sua meta. Foi dada a largada no horário previsto, está é uma das vantagens de você participar de uma corrida onde tem como patrocinador a REDE GLOBO. Rsrs . Larguei naquela minha correria de sempre, "correndo igual uma tartaruga".  Meu objetivo principal em qualquer corrida é concluir dentro do tempo estipulado no regulamento. Como nós os jovens falamos , eu estava correndo leve me sentia sobrando, rsrs , no Km 25 dei uma olhadinha no cronômetro  meu ritmo estava fabuloso, 10 minutos abaixo do meu tempo normal para Maratonas . Nos postos de hidratação eu pegava dois copos de água, sendo um para lavar o rosto e enxaguar a boca, tendo em vista que meus lábios estavam sempre secos pois o calor era muito forte, e o outro derramava na cabeça para refrescar e manter o moral elevado. Um detalhe que é bom registar, a água fornecida nos postos de hidratação estava quente e muitos atletas passavam mal por beberem essa água. Em alguns postos tinha isotônico a vontade, mas não tinha como pegar dez pacotinhos e correr com eles na mão, também tinha isotônico em gel. É nestes momentos que eu levo vantagens nas corridas que participo , sempre corro com minha mochila de hidratação nas costas. Pode até ser psicológico mas o liquido está sempre fresquinho. E também tem o detalhe do meu corpo já estar acostumado com a temperatura da água do interior da mochila. Ao pegar um copo de água, o tato vai informar ao cérebro  que está quente. Aí entra todo aquele processo de que a água está quente e o corpo vai rejeitar . No Km 28 minha amiga me visitou, que amiga? A Câimbra rsrs , primeiro ela veio na perna direita pensei, Meu Deus, no meu caso especifico já sabia qual o motivo da câimbra, a falta de sal, pois correndo com um sol forte e temperatura de 35 Graus, isto era inevitável. Quem me conhece sabe o quanto eu transpiro durante uma corrida independente da distância e temperatura. Resumindo meu corpo estava precisando de sal , e em nenhum posto de hitrataçao tinha sachê de sal para os atletas . Infelizmente o veterano aqui pisou na bola e pisou legal mesmo . Dei uma olhada no cronômetro e vi que as chances de não poder terminar a corrida eram quase inexistentes. Mas já sabia que dali em diante seria um martírio. Vai ser um tal de parar, alongar e correr. No Km 40, a câimbra veio tão forte que eu simplesmente tive que sentar no chão, pois a dor era terrível.  Não conseguia mover a perna para lado nenhum ou mesmo encolher. Os atletas passavam muitos paravam e perguntavam o que eu tinha, e se eu estava bem... Infelizmente não tinha o  que fazer, fiquei ali sentado quietinho igual um cachorrinho acuado esperando minha amiga ir embora. Mesmo com dor meu moral estava la em cima e ainda brinquei com a câimbra falei prara ela sai de mim, vai embora este corpo não te pertence . Rsrs . levantei dei uma pisadinha de leve no chão e percebi que ela tinha deixado meu corpo. Macaco velho que sou, diminui o ritmo ao máximo e segui em frente, ainda alcancei alguns atletas que tinham parado para me socorrer e um deles até perguntou se estava melhor. Respondi que sim e que faltava pouco para chegar, que chegaria nem que fosse me arastando, mas chegaria.
Graças a Deus eu cheguei, e para minha surpresa,  dentro do que eu tinha previsto para concluir a corrida . Na minha opinião a Maratona de São Paulo é uma Maratona de dificuldade média, o grande desafio dela consiste em suportar o calor que dobra o desgaste físico dos atletas. Meus agradecimentos aos organizadores desta Maratona, na minha opinião ela é perfeita em todos os sentidos, recomendo com certeza absoluta aos apaixonados por correr.
Agradeço igualmente meus familiares que mesmo não demostrando sempre me apoiam, no sentido de que eu continue fazendo o que gosto . Aos membros da minha querida Equipe Jacaré De Conga, meus admiradores, sejam eles nas críticas ou nos elogios e finalizando meu muito obrigado a todos os atletas que participaram desta prova.
Atenciosamente com carinho.

RUDIVAL GOMES

Um comentário:

  1. PARABÉNS GRANDE MARATONISTA RUDIVAL..........
    Chico Xavier escreveu
    "Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro."
    VALEUUUUUU AMIGO
    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir