MEIA MARATONA DE FLORIANÓPOLIS - 08/06/2014

A menos de um mês atrás eu estava sentada me recuperando na frente da casa do Claudio dos meus primeiros 16km e um grupo de jacarés pulava e cantava 21! 21! 21! 21! ...
Talvez afetada pela empolgação da endorfina eu disse sim, mesmo pensando que era uma loucura, afinal fazem pouco mais de três meses que eu fiz a minha primeira prova de 10km, mas saber que a Tati Rabitto e a Suzane também estariam encarando a primeira meia maratona e que a prova é quase plana me deu coragem de tentar junto com elas.
E foi assim que começou nossa primeira meia maratona, para mim. Depois disso foi apenas mais um treino de 16km e “seja o que deus quiser”.
A meia maratona de Floripa teve presença bonita dos jacarés: Alcione nos 5km, Maria Luisa nos 10km, Claudio, Fabiano, Anderson Quevedo, Rudival, Wellington, Celinha, Claudia Ribas, Elisangela, Tati Rabitto, Suzane e eu nos 21km. A maior parte do grupo ficou hospedada em Balneário Camboriu na casa do presidente, onde fomos muito bem acolhidos. Chovia desde sexta-feira e já era prevista a chuva durante a prova também.
Segundo soube, eram cerca de 6000 participantes de vários lugares do Brasil concentrados as 7:00h na Beira Mar Continental. Houve uma ventania na madrugada que derrubou algumas placas e por conta disso a largada atrasou quase 15 minutos. O percurso de 21km sairia da parte continental de Florianópolis, cruzaria para a ilha, manteria na Beira Mar por mais cerca de 8km e voltaria pela mesma avenida. A prova tinha poucas subidas, apenas as subidas de acesso à ponte. No horário da largada não choveu, mas poucos minutos depois uma garoa forte começou e nos acompanhou durante toda a prova. A temperatura estava agradável, na casa dos 20 graus. Os postos de hidratação estavam a cada 2km aproximadamente e foi oferecido isotônico no 11km. Prova bem sinalizada e organizada, não vimos nenhum contratempo.
Eu tinha intenção de manter um pace de 7min/km. E assim foi. Corri com uma tranquilidade que nunca eu havia sentido antes, mantendo a respiração sob controle e sem me preocupar com o tempo. Percebi que estava até um pouco melhor do que eu imaginava. Logo a Suzane me encontrou e nos mantivemos correndo próximas durante quase a prova inteira, cada uma no seu ritmo. Próximas do 9km avistamos os jacarés mais rápidos que já estavam voltando e os saudávamos. Completamente molhadas, corríamos sem muita pressa, apenas querendo chegar no final, não importava quando e em que posição.
A música me ajudava a distrair e curtir. Correr ouvindo Kashmir do Led Zeppelin marcou demais. Pra quem gosta de correr ouvindo música, super indico.
Os quilômetros iam ficando para trás... 5, 8, 10, 13, 16, 18... e enfim  tínhamos na nossa frente a subida da ponte, o último desafio. Ali me distanciei um pouco da Suzane e faltando pouco mais de 1km o Fabiano que já havia concluído muito bem a sua prova em 1:46’ (parabéns marido!) veio me buscar. A presença dele me deu novo ânimo e continuamos firmes. Senti apenas uma leve dorzinha na virilha direita, mas totalmente suportável. As pessoas na rua iam dando força pra gente, e o meu sentimento era de felicidade por estar concluindo uma distância que a poucas semanas eu julgava incapaz de correr. Faltavam alguns poucos metros e eu consegui encontrar forças para um sprint final até cruzar a linha em 2:28’. Logo em seguida chegou a Suzane, que mandou muito bem na sua estreia. Todos os demais jacarés já tinham concluídos suas provas, exceto a Tati Rabitto. O Fabiano e o Claudio voltaram até a ponte para encontrá-la e nós ficamos próximos à chegada à espera deles. Quando chegaram escoltados pelas ambulâncias, com muita emoção acompanhamos a Tati até a linha de chegada, que vinha com muita dificuldade, pois estava sentindo dores. Todos aplaudiam e davam forças aos jacarés ali correndo juntos com a última integrante da equipe. Foi emocionante. O locutor nos mencionou e também vibrou com a chegada. Nos abraçamos e choramos... a Tati se sentiu frustrada por não ter concluído como  esperava, mas foi muito GUERREIRA. Ela começou a sentir dores no joelho no 8km e assim ela correu até os 21km sem desistir. Só de lembrar dessas cenas eu choro.
Nem tenho palavras, ainda estou curtindo a conquista. Muito agradecida por fazer parte desta equipe, pelos amigos. Pelas meninas que nos acompanham nos treinos, em especial a Elisangela que é super parceira, tem um bom humor incrível e fez uma ótima prova e a Claudinha Ribas que foi muito guerreira ao concluir esta prova mesmo estando preocupada e machucada num tempo fantástico. O Claudio tão zeloso, cuida de cada um de nós como se fosse um pai. Parabéns a todos que concluíram a prova embaixo de frio e chuva. Sem palavras! Obrigada amigos! É um privilégio conviver com vocês e dividir estes momentos tão especiais.


Até o próximo desafio!


Lilian Bissule

8 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhh, que lindooooooooooooo! Fui mais uma vez testemunha de mais uma primeira vez sua no mundo das corridas e fico muito feliz por você fazer parte do meu grande dia também, Lilly! Arrasou! :-D

    Quero agradecer mais uma vez ao Presidente Claudio que me acompanhou nos meus últimos metros, com o seu bom humor e paciência de sempre diante dos meus "soluços secos" e resmungos de que as pernas estavam doendo demais kkkkkk E também a Elisângela que, como a Lilly já disse, é parceira e sempre nos apoia e acompanha!

    E a minha amiga Tati Rabitto que vem se superando a cada dia e foi extremamente guerreira concluindo uma prova enfrentando dores intensas. Fazer uma prova de 21k se sentindo bem é fácil. Fazer o que você fez é para guerreiros! Orgulho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada amiga! tenho certeza que não é por acaso vocês estarem presentes nas minhas estréias!

      Lilian

      Excluir
  2. Apesar das dores que comecei a sentir no oitavo km, consegui concluir esta prova que era um dos meus desejos desde que entrei para o mundo corrístico. Quanto as preocupações, infelizmente fazem parte do nosso dia a dia, ainda mais quando se quer abraçar o mundo.. mas apesar de tudo tive um final de semana maravilhoso ao lado de todos vcs!!! Fico muito, mas muito feliz mesmo por essas meninas Lilian, Suzane e principalmente por vc Tati, que de maneira honrosa concluiu o percurso, torno a repetir que a dor e o sofrimento engrandece a conquista!!! Espero poder estar sempre na companhia da jacarezada e viver momentos como esse que me fazem bem e trazem tanta alegria!!! Claudio e Luiza agradeço de coração o cuidado e atenção que têm com todos nós!
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  3. comentario 1
    Correr a MEIA Maratona de Floripa é participar de um evento que realmente marca qualquer atleta, ou melhor, qualquer ser humano que curta brincar de correr. O trecho da prova deste ano que foi o mesmo de 2011 é espetacular.
    Para quem quer fazer uma estréia em uma MEIA Maratona, das que eu participei, até o momento eu recomendo duas, essa ou a de Buenos Aires.
    Desde a cidade onde é localizada, a estrutura que é montada, os pontos de hidratação, os staff´s, a sinalização, a segurança, o expressivo numero de atletas e também o fato de que os tres trajetos, 5 km, 10 km e os 21 km largam todos juntos, tornam este evento realmente charmoso. Uma verdadeira festa, um espetáculo que visto de cima deve ser emocionante. Logo após a largada o pessoal dos 05 km tem que tomar outro rumo, mais a frente é o pessoal dos 10 km que faz o retorno e dali em diante só ficam os que estarão participando dos 21 km.
    O mar, as avenidas, os viadutos, a ponte...tudo ajuda na beleza e na alegria de participar desta prova.

    ResponderExcluir
  4. comentário 2
    A JACAREZADA em grande numero, dos 14 participantes, apenas a Daiane, que devido ao tempo e estar se recuperando de uma gripe hesitou em participar e todos devidamente trajando o MANTO AZUL. Na chegada ao pórtico, quando passávamos em frente ao palco do locutor, o mesmo vendo o MANTO AZUL desfilando entre a cor VERDE predominante já mencionou ao microfone a presença da EQUIPE JACARÉ DE CONGA no evento.
    Nos 05 km a presença da ALCIONE, esta figuraça que com seu jeito meigo e simples cativa qualquer um, concluindo a prova em um tempo que a fez ficar hiper feliz e contente.
    Nos 10 km a Luisa que aos poucos vai retomando suas participações no evento, e que disse que quase foi para os 21 km, na hora de optar em retornar para os 10 km ou seguir em frente.
    Nos 21 km...a JACAREZADA firme, decidida e muita confiança.
    Anderson e Fabiano sem comentários. Wellington, surpreendente e encontrando uma maneira diferenciada de concluir a prova...rssss...sendo "sombra" de outro atleta....esse é o nosso futuro IROMAN....Celinha......benzadeus....que maravilha de prova....Rudival....no seu jeito e na sua maneira...Claudia Ribas...mesmo com dores no joelho concluindo sua prova brilhantemente e logo em seguida a Elisangela...que sempre esta nos treinos, firme em fazer quando possivel mais do que 10 km e bem preparada. Até aqui todos cruzando a linha de chegada e a chuva se fazia presente, onde a Celinha, a Alcione, o Rudival, a Luisa e o Anderson "fugiram" para os veiculos. Os demais que haviam chego estavam ali,aguardando as tres estreantes, na maior expectativa. Sai em busca das meninas, quando a ELIS cruzava a linha de chegada. Logo avistei a Lilian, já acompanhada do Fabiano e a expressão dela era a mesma que a Suzane e a Rabitto demonstravam no INDOMIT quando fui encontra-las, mostrando que ela, Lilian, vinha sobrando na prova. Segui na "caça" as duas JACAROAS que ainda faltavam, e logo avistei a Suzane, onde eu iria continuar adiante para encontrar então a ultima JACAROA que seria a Rabitto, mas ao ver a expressão da Suzane, não hesitei e passei a acompanha-la nos ultimos metros, pois como ela comentou..."soluços secos"...e ai eram dois...rsss....não seria ali nos ultimos metros que ela iria desistir...e passando pela Elis que aguardava no funil, já pedi para que fosse ajuda-la após a chegada, e quando cruzou a linha ..já estavam a Claudia, o Fabiano e a Lilian a aguardando em uma comemoração emocionante.

    ResponderExcluir
  5. comentário 3
    Retornei para encontrar então a ultima JACAROA e o Fabiano seguiu comigo.....já pensávamos onde ela poderia estar...se ela iria conseguir concluir a prova dentro do tempo limite.
    Passamos a placa dos 20 km e nada de ver a Tati, passou um, passou outro e eu comentei .."esses estavam na frente dela quando cruzei com ela".
    O Fabiano já super preocupado se ela não teria "quebrado" e pego uma carona com ambulância e eu contestava ele dizendo que não....que ela iria aparecer e concluir a prova.
    Logo avistamos ela após a descida da ponte, vindo na sua frente uma outra senhora e logo depois dela a ultima sendo escoltada pelas ambulancias.
    A senhora que estava a frente, já caminhava e comentou conosco "vieram buscar a loirinha, ela esta vindo e esta firme"....
    A expressão da Tati era de quem sabia que faltava tão pouco para sua conquista, mas que parecia algo tão dificil e tão demorado para ser alcançado. No "trote" acompanhamos a Tati, a qual reclamava de muita dor no joelho, mas não queria caminhar, logo encontrando a senhora da frente, a qual retornou a trotar junto, mas acabou caminhando novamente, ficando para tras. O choro da TATI estava travado, a determinação era maior, as pessoas que íamos encontrando no caminho aplaudiam, falavam palavras de estimulo, e o portal de chegada parecia tão distante. Ao cruzar a placa dos 20 km o Fabiano passou a mencionar quantos metros faltavam para aquela conquista, e logo a frente a Claudia, o Wellington, a Lilian, a Suzane e a Elis também vieram ao encontro da Tati, e algo me chamou a atenção, pois todos ainda estavam com o MANTO AZUL, o que chamou muito a atenção dos que estavam no local, e o incentivo ficou melhor e maior.
    Ao adentrar o funil, faltando poucos metros para cruzar o tapete, o relógio já marcando pouco mais de tres horas, o locutor começa a falar..."NÃO IMPORTA QUAL O TEMPO QUE VOCE CONCLUIU A PROVA, O IMPORTANTE É QUE VOCE ESTA PRESENTE E PARTICIPANDO, QUE ESTA CONCLUINDO A PROVA, SÃO AS ULTIMAS ATLETAS A CHEGAR, E UMA É DA EQUIPE JACARÉ DE CONGA..............EQUIPE QUE VIAJA UNIDA E QUE PARTICIPA UNIDA.....PARABÉNS"
    e ai a TATI concluia sua estréia em uma MEIA......e TODOS OS JACARÉS se uniram em um unico abraço, onde o fotógrafo da O2 gritou e pediu para tirar uma foto do grupo feliz, contente em uma EMOCIONANTE participação.

    ResponderExcluir
  6. comentário 4
    As surpresas e emoções não terminaram, ai, pois pouco antes de sairmos do local com os veiculos, onde o Wellington já estava com o carro na pista, recebi uma ligação por parte da O2, onde a pessoa se identificou como reporter, perguntando se eu era o técnico da equipe....rssss..e se havia alguém da EQUIPE que tinha participado pela primeira vez de uma MEIA e informei que sim, que haviam tres, e ai ele disse que precisava fazer a entrevista de imediato com uma delas....onde a Lilian já havia seguido para Balneario um pouco antes, e ai levei o celular até o carro do Wellington e passei para a Tati e a Suzane, para que uma delas fosse a entrevistada. Logo no almoço a entrevista da Tati já estava no site da O2 e quando ela, TATI leu a sua entrevista para todos que estavam no almoço, o mais importante, foi ouvir....O ANO QUE VEM ESTOU DE VOLTA............o que recompensou tudo.
    A excelente participação de TODOS, a incrivel conquista destas tres meninas, a superação, a dedicação e a força de vontade com que TODOS se apresentaram, faz esta EQUIPE ser FANTASTICA, RESPEITADA E RECONHECIDA.
    Quantos de voces que participaram desta prova, não ouviram no percurso "vai JACARÉ", "é isso ai JACARÉ", "JACARÉ é de CURITIBA"..rssss..eu ouvi isso...rsss
    Quantos conhecidos e amigos nossos cruzaram por nós no percurso,
    Para a Suzane e a Tatiana....tres frases..........
    " A dor é passageira, desistir é para sempre" "A dor é passageira,mas a glória é eterna".
    " A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia, ou um ano, mas finalmente ela acabará e alguma outra coisa tomará o seu lugar. Se eu paro, no entanto, ela dura para sempre." Lance Armstrong
    Para voces duas que participaram do INDOMIT e para TODOS os JACARÉS....o tema de INDOMIT é perfeito para TODOS.....
    " A FORÇA PROVEM DE UMA VONTADE INDOMAVEL".
    Foi fantastico participar desta prova, foi maravilhoso ter a companhia desses JACARÉS com muitas brincadeiras e risos, foi EMOCIONANTE poder ser testemunha da conquista de TODOS.
    Obrigado DEUS, obrigado Luisa, obrigado a TODOS.
    UM SHOWWWWWWWWWWWZAÇO....rsss
    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, Claudio! Meu lema é "Resmungar sempre, mas nunca desistir!" kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir