CIRCUITO SESC - ETAPA DE PARANAGUÁ - 18/05/2014

Neste domingo dia 18 de maio, foi realizada a 9ª etapa do circuito estadual do SESC, sendo a mesma na cidade de Paranaguá.
Foi a minha 8ª participação no circuito 2014.
Paranaguá, uma cidade histórica, a qual já vários Jacarés tiveram a oportunidade de participarem de outros eventos.
Quanto a organização e estrutura do SESC, em todas as etapas é algo impecável, de dar inveja a muitas organizações de corrida.
Dois trechos, de 05 km e 10 km, este em duas voltas. O percurso com largada bem próxima de onde já houve largadas de outras corridas e pela famosa "estradinha". O grande companheiro na corrida já antes do inicio da mesma era o sol que mostrava toda sua força e beleza.
Eu havia participado no dia anterior da incrível prova INDOMIT, e antes de iniciar a corrida do Sesc, já com o sol forte, já pensando nas duas voltas naquela "estradinha" já conhecida de outras corridas, refletia se iria conseguir concluir tranquilamente a prova.
Circulando entre o pessoal, momentos antes da largada, um casal o qual estavam com um laço abraçando os pulsos um do outro, mas não me importei muito, pois nenhum dos dois demonstrava ter problema de visão e depois vi um adolescente ESPECIAL, como diz a Luisa, um ESPECIAL SEVERO, com um alto grau de dificuldade, devidamente trajado para correr, acompanhado de seu pai e de um  triciclo, vamos assim dizer, devidamente adaptado para o jovem.
AI não havia mais o que pensar sobre o que EU iria fazer na prova, pois este jovem acompanhado de seu pai era a maior inspiração para qualquer um concluir aquela prova.
Tive a companhia da Luisa na "pipoca", a qual iria fazer 5 km e depois participar da caminhada, mas optou por fazer as duas voltas e graças a DEUS não sentiu nenhuma dor, que a afastou das corridas neste primeiro semestre.
Participando da prova, ainda na ida da primeira volta, o casal do laço nos pulsos passou por mim e continuavam unidos, ambos com óculos escuro e ficou minha duvida, mas eles estavam muito bem na prova e sumiram na minha frente.
Ao fazer o meu retorno ainda na primeira volta, no km 2,5...ouvi um rapaz gritando...como se estivesse nervoso...gritando e gesticulando dizendo .....SOU DOS 10 KM...SOU DOS 10 KM....e eu também não entendia o que ele queria pois havia os stafs, sinalização e até uma tenda do SESC neste ponto do retorno......mas me ocorreu que poderia ser também um atleta ESPECIAL, e continuei, sendo que este estava para tras.
Em determinado ponto quando voltava na primeira volta, encontrei o jovem ESPECIAL, acompanhado de seu pai, e o jovem controlava aquele "triciclo" e movimentava suas pernas não normais de uma maneira impressionante, demonstrando que ele sabia que estava participando de uma corrida, impulsionando o "triciclo".
Fiz o meu percurso, na ida da segunda volta passei tanto pelo rapaz que havia gritado e novamente pelo jovem ESPECIAL que continuava no mesmo ritmo e não mais vi o casal do laço.
Ao concluir minha prova e entrar na área de degustação, lá estava o jovem ESPECIAL com seus familiares, demonstrando uma FELICIDADE invejável e também estava na mesma área o casal do laço e ai tive a confirmação de que a moça era cega, pois o rapaz não estava mais de óculos e tinham que pegar na mão da moça para entregarem algo a ela. Sai da área e fui encontrar a Luisa, a qual citou que correu junto com um  rapaz que a família é de Paranaguá, e que o mesmo trabalhava em Brasilia e sofreu um grave acidente de transito, e estava a mais de dois anos em recuperação, tinha ainda dificuldade no falar e que era a primeira participação dele em corridas depois do acidente e que o pai dele é quem tinha levado ele e o aguardava na chegada e sem duvida nenhuma era o rapaz que tinha gritado lá atrás na primeira volta.
Foi mais uma etapa do SESC, foi mais uma prova simples mas uma prova que mostrou o quanto devemos ser gratos a DEUS por tudo o que temos, somos e fazemos com consciência e respeito. Foi uma prova que a reflexão ecoou mais alto, confirmando que devemos viver a vida intensamente, que as vezes nos rebelamos, nos queixamos, ficamos com magoas com certas situações que se colocadas lado a lado com o que algumas pessoas passam, enfrentam e vão a luta, deveríamos ter vergonha de nós mesmos.
FERNANDA MACIEL, considerada o maior nome do Trail Running Brasileiro na atualidade fez uma entrevista a revista Trailrunning a qual afirmou.....
1º "Acredito que o mais bacana da minha faceta como corredora é o que eu aprendi sendo BRASILEIRA: saber ajudar os mais carentes, saber compartilhar o que tenho com o outro, saber ser alegre e conviver com o rico e o pobre, respeitando as pessoas independente de raça ou classe social".
 
2º "Muitas vezes os seres humanos deixam de lado seu lado espiritual, mas o nosso espirito livre, nossa intuição e nossa compaixão nos mostram como sermos pessoas simples e melhores"
 
Mencionei acima que foi mais uma prova simples.......mas foi emocionante....que VALEUUUUUUUUUUUUUU e muito.
 
Abraço

Claudio Guras

2 comentários:

  1. "Caraca" !!!
    Como diz o carioca do Rio, rsrsrs, Realmente é de arrepiar ler este depoimento descrito no texto, e que devemos ser muito gratos a Deus por cada dia vivenciado...

    Claudio Parabéns por mais esta conquista para seu currículo, a Luíza Também, esta guerreira de dar inveja, quanta garra e determinação, com certeza V A L E U U U U U U U U U U U . . .
    Um Grande Abraço a todos.
    Sassá.

    ResponderExcluir
  2. Realmente cada corrida é um aprendizado!!! Cada detalhe nos surpreende... e ver pessoas com alguma necessidade especial se superando nos faz sentir mais garra... parabéns pela descrição e asim poder nos "ensinar" com a tua experiência Cláudio!!!

    ResponderExcluir