ARAÇATUBA HALF MARATHON - 06/04/2014

Às 04:00 horas da manhã o despertador me acorda como a dizer, levanta que Deus lhe agraciou com mais um dia de vida. O dia está em preto e branco, fica a seu critério colori-lo para torná-lo lindo, porque maravilhoso ele já é pelo simples fato de ser mais um dia. Às 05:15 h lá vou eu feliz como uma criança me encontrar com a minha amiga de Equipe e corrida Aparecida de Fátima, um hábito que já se tornou costume, local de encontro de Jacarés é na casa da família do nosso presidente Claudio Guras. A Fátima chegou as 05:40 h, acompanhada da nossa conhecida e também atleta Rosangela Duwe. Iríamos correr atrás de mais um desafio. Eu tinha certeza que o desafio era enorme, mas confesso que não imaginava que meus limites seriam colocados à prova em todos os sentidos. Chegamos com um bom tempo de antecedência para fazermos todos os procedimentos que são necessários antes de uma corrida. Quero pedir a atenção para que os leitores se atentem ao que estou escrevendo, tendo em vista que os relatos abaixo citados se referem a minha pessoa. A pessoa do senhor RUDIVAL GOMES.  Feito a vistoria dos ítens obrigatórios para uma corrida de montanha, as 08:00 horas é dada a largada. Saí no meu ritmo normal de corridas e nem tem como sair diferente, porque não tenho como impor um ritmo mais forte  rsrsrs.  Corri uns trezentos metros aproximadamente na estrada de chão e já entramos numa trilha. Neste momento tudo perfeito, todos os atletas fazendo gracinhas e um atrás do outro em uma fila indiana tendo em vista que ultrapassar o companheiro da frente era perigoso para ambos, com riscos de uma queda com faturas. Eu correndo preocupado com o corte da corrida, que se daria com 3 horas, no Km 13. Até o Km 10 eu estava bem, graças a Deus, neste mesmo Km tinha um posto de hidratação com frutas, água e outras guloseimas para os que acham que correr com a barriga cheia faz  a pessoa correr mais rsrsrs.  Um detalhe que eu já tinha observado do Km 8 ao km 10, tem uma forte descida, e como diz o ditado o que você desce em uma corrida vai ter que subir. No Km 10 também havia um controle muito bem feito dos atletas para impedir que os maus intencionados não fossem até lá e com isto vindo a cortar caminho. Quando cheguei no Km 10, perguntei qual o tempo da corrida porque através desta informação eu já teria uma noção se chegaria ou não no Km 13 em tempo antes do corte. Tempo de 01h:45m, tudo perfeito para uma corrida de montanha, um tempo maravilhoso, sendo que nos meus treinos para maratonas 10 Km eu faço com o tempo de 01h:15m. De agora em diante meus limites seriam levados à prova em todos os sentidos eu sabia que teria 2 Km de subidas. Vamos lá Rudival,  você está bem, voce é o cara, etc. etc. ,etc....  Sempre falei que não sou melhor do que ninguem, mas procuro estar sempre entre os melhores, e esta corrida sem duvida nenhuma me mostrou e me deu a certeza de que não sou melhor do que ninguém. Iniciei a subida andando, fato este que ali era normal para todos os atletas, pois até mesmo a elite andou naquele trecho. Entre andando e correndo, cheguei no Km 13 às 12:30 h de corrida, Ufa que alívio, agora será moleza, só faltam 10 Km...Moleza???,kkkkkk Eu estava simplesmente enganado e seria a partir daquele momento que eu me descobriria realmente como atleta, e perceberia que se eu não estivesse realmente no melhor do meu preparo físico, teria ido parar um hospital. Na realidade meu organismo já estava sendo minado quando iniciei a subida do Km 10, ali escondido, sem que eu percebesse meu inimigo estava agindo silenciosamente em meu corpo. Este inimigo chama-se "ALTITUDE" e para simplificar do Km 10 ao Km 16 é praticamente só subida. Meu Deus que luta, que dificuldade, que desânimo, que vontade de parar, quanta falta de ar, que dor de cabeça. Não me lembro de ter sentado em uma corrida e nesta não me envergonho de falar que sentei várias vezes, o pior que eu sempre falo, sentar não é o problema, o problema é levantar depois. Quando sentamos em uma corrida, com certeza, chegamos ao nosso limite. Ontem entre o Km 13 e o 16 eu sentei várias vezes. Olhava para cima aquela montanha imponente toda cheia de encantos,de mistérios e beleza a zombar de mim, me dizendo: Aí guerreiro eu sou o seu limite, o ar que você tanto precisa para viver e o ar que está lhe faltando e que está fazendo com que você não consiga chegar até meu topo..rsrs.  Penei, sofri, tive vontade de tudo, até mesmo de fazer aquela necessidade fisiológica que não posso mencionar aqui, e o pior não tinha nada, já tinha feito antes da corrida, rsrssrs,   Tamanho foi o estrago que a altitude de 1.675 metros acima do nível do mar fez em meu corpo. Ainda durante a subida da montanha, eu estava tã mal ,mas tão mal que não passava ninguém por mim sem perguntar se eu precisava de ajuda. Em um determinado momento passou uma atleta e perguntou como eu estava e eu falei que minha cabeça iria explodir de tanta dor, conheço os efeitos da altitude, estava com medo de que começasse a sair sangue pelo nariz. Aí ela falou que tinha um remédio para dor de cabeça e me deu. Finalmente cheguei no topo da montanha e do jeito que eu estava não quis nem olhar a paisagem, queria sim descer logo dali para respirar melhor. Já não tinha mais noção do tempo, pensava comigo que logo os bombeiros estarão me procurando e acho que não vou chegar, ou quando eu chegar lá foram todos já foram embora, Acredito que a estas alturas eu já estava tendo princípios de delíbrios  pelos efeitos da altitude. Iniciada a descida, aos trancos e barrancos, correndo onde podia correr e andando onde tinha que andar, graças a Deus cheguei no final da corrida com 05 horas e 12 minutos e o locutor estava pegando em minha mão para me parabenizar por ter terminado a corrida ,e eu ouvia a voz dele como se estivesse falando comigo dopado...rsrsrs  Na realidade quem estava dopado de extremo cansaço era eu. Nesta corrida cometi um grave erro, eu estava em férias na Bahia e treinei como sempre o faço, uma media de 200 Km de treinos durante o mês. Treinos estes feitos ao nível do mar. Aí retorno das ferias e já de cara vou participar de uma corrida de montanha. Só mesmo um louco, burro ou irresponsável para fazer isto. Nesta corrida naqueles momentos difíceis pelos os quais estava passando, tive tempo para pensar e me analisar, não como um atleta mas sim como pessoa ,e cheguei a conclusão que não mais farei corridas de montanha. Falando por mim, para minha pessoa a corrida de montanhas não me acrescenta qualidade de vida, pelo contrario,  ela tira minha qualidade de vida. Cito como exemplo esta corrida, uma prova de 23 Km que eu levei 05horas e12 minutos para concluir e de extremo desgaste físico, tendo em vista que uma das Maratonas mais difíceis que participei foi a de Caxias do Sul, na serra gaúcha, com o tempo de 0h5:30m e a das Cataratas de Foz do Iguaçu com o tempo de 05h:15m. Respeito a todos que praticam qualquer tipo de esporte e ao mesmo tempo os parabenizo, mas tenho que saber o que me acrescenta como qualidade de vida, e o que poderá me causar prejuizos. Quero aqui deixar meus parabéns para as jovens senhoras APARECIDA DE FÁTIMA RIBEIRO e ROSANGELA DUWE, pelo  segundo lugar em suas categorias. Igualmente aproveito a oportunidade para agradecer aos organizadores da T.R.C. pela excelente organização nas corridas feitas por eles, que os mesmos continuem assim pois estão caminhando rumo ao sucesso. Meu muito obrigado a todos os atletas que abrilhantaram esta corrida dando a ela um toque de beleza com as suas presenças.

Carinhosamente um abraço à todos os leitores.


RUDIVAL GOMES


3 comentários:

  1. Rudival,
    Quanto mais eu te conheço, mais te admiro.
    Descobri mais uma virtude sua, a sensatez!
    Só uma pessoa com total equilíbrio físico e mental como você tem é que faz da dificuldade, um aprendizado...
    Parabéns meu ídolo e irmão!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande RUDIVAL...





    GUERREIRO.....quando você me ligou da Bahia para fazer sua inscrição nesta prova e me questionou sobre o tempo máximo para fazer a prova, em virtude de ser apenas 21 km, eu alertei a você de que era o mesmo tempo que foi estipulado para Ambrosios, porém lá eram 34 km, o que já mostrava que essa prova seria muito mais difícil ainda.

    Estes jovens organizadores deste circuito, não estipulam o horário limite para atrair atletas, mas porque são conscientes e qualificados para dentro do tempo estipulado, alertarem que o circuito é altamente difícil.

    Lá em Corupá, quando eles me convidaram para esta prova e eu avisei que não poderia participar, porque já havia duas outras provas, onde eu iria participar de uma dela, eu fiz o comentário sobre o tempo e eles avisaram que esta prova seria mais dificial que Ambrosios.

    Falei a você que você iria concluir a prova tranquilamente....TRANQUILAMENTE quanto ao tempo da mesma...mas que quanto a dificuldade do trajeto não seria nada fácil. Comentei com você que a Aparecida de Fatima iria fazer em 04 horas porque ela, mostrou em Corupá.......pelo tempo, pela distancia e pela "sobra" com que concluiu a prova, que corrida de montanha talvez seja o seu ponto forte.

    Quando falamos ao telefone, na segunda pela manhã, fiz meus comentários pessoais a você, e reforço aqui que na minha opinião, não foi você fazer seus treinos a nível do mar por alguns dias, pois para quem treina como você treina, não tem obstáculo que o vença, mas foi o seu psicológico em correr pensando no tempo e contra ele que mais te causou mal estar na prova.

    No seu relato, eu me vi em Ambrósios, na maior parte do que escreveu e descreveu eu vivi naquela prova.

    Você RUDIVAL...sem duvida nenhuma......sempre foi, é e continuará sendo um EXEMPLO de batalhador, guerreiro, determinado, incentivador e acima de tudo, de um HOMEM de caráter, de personalidade e de uma extrema fidelidade para com seus AMIGOS.

    Que DEUS o ilumine sempre.

    Parabéns a VOCE e a APARECIDA DE FATIMA que foi brilhante.......extraordinária, nos representaram de maneira ESTUPENDA, e que com certeza são ORGULHOS para todos os JACARÉS.

    AMIGO e também como já disse a você varias vezes, meu IRMÃO.....deixo abaixo duas frases.....onde uma delas usei a alguns dias atrás...

    "TENHO MUITOS LIMITES, O IMPORTANTE É CHEGAR O MAIS PROXIMO DELES, MAS NUNCA ULTRAPASSÁ-LOS"...e quem falou isso foi Kilian Jornet, considerado o melhor atleta de corridas de montanha do mundo.


    De um autor desconhecio........" É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que podemos vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta".


    VALEUUUUU

    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir
  3. Meus PARABENS ultra montanhista Rudival, vc sem dúvidas como falou o amigo Claudio é um exemplo pra qualquer atletas seja ele quem for!!!
    Na próxima corrida de montanha, com certeza estarei ao lado de vc e outros jacarés !!!
    Parabéns á Aparecida de Fátima que voa em trilhas e nas montanhas!!!
    E a todos que participaram desse louco e gratificante desafio!!
    Abçs Wagner XEXA

    ResponderExcluir