22 e 23/10/2011

Dois dias
Duas maratonas
84km percorridos em uma das provas mais difíceis do Brasil, prova essa que serve de pontuação para a Ultra trail Du Mont Blanc.
Essa prova pode ser realizada de duas maneiras: Em trio onde cada um dos componentes faz um trecho por dia ou solo.

O 10º Desafio Praias e Trilhas

Realmente é um desafio.
Primeiro dia a saída é feita do Ribeirão da ilha com chegada na Joaquina.
Acordar as 4horas da matina e ir de carro até o Ribeirão da ilha, para a largada da aventura.
No sábado fiz 17km, percorrendo 3km em asfalto em um sobe e desce até chegar no pé do primeiro morro e que morro, cerca de 150 metros em linha reta por uma trilha até o topo. Inevitável a fila  que se forma, pois é quase impossível de se fazer correndo. Eu disse quase, pois tem que fez isso e muito mais correndo. Depois de descer este primeiro e pequeno obstáculo a diversão realmente começou. Foi fantástico percorrer as trilhas ouvindo o mar à sua direita, ele sempre deveria estar a direita, caso contrário você estaria perdido....rsrs. E assim foi por mais um bom tempo, até chegar na placa dos 13km. Uhuuuu, olhei para o relógio e vi que conseguiria fechar no tempo programado. Ledo engano! Ali começou uma trilha super íngreme que inclusive recebeu calçamento, mas que era mais fácil fazê-la pelos lados, onde havia vegetação e ali também percebi que não fecharia no tempo estimado. O jeito mesmo foi caminhar/correr o possível e dar graças de chegar na praia e molhar os pés. Tirar os tênis foi a coisa mais sensata que fiz, pois seriam mais de 2km por ali.
Que maravilha foi ver o sol nascendo e estar correndo pela praia descalça. Ao longe avistar o posto de troca. Nem olho mais o relógio, apenas busco uma forma de correr e carregar os tênis molhados.
Que alegria avistar no posto de troca, o Fabiano, a Michele, o Anderson e a Vivam a me esperar. E ver o sorriso aliviado da Tamy ao me ver e sair para seu percurso que apesar de mais curto em nada foi mais fácil que o meu ou ao da Viviam que fechou a prova.
Mas não achem que acabou....ali foi o primeiro percurso do primeiro dia.

No segundo dia a largada é feita na Joaquina com chegada em Ponta Canas.
No domingo já deu para acordar mais tarde.                                                           Reencontrar as colegas e os novos amigos que vamos fazendo pelo percurso é muito legal.
Quase todos já andando como “walking the dead”. Mas todos  felizes e dispostos para a segunda etapa.
O segundo dia foi tão bom e sofrido quanto o primeiro. Novamente fiz a largada, mas desta vez na praia da Joaquina e já saí de cara pegando as dunas, que imagem fantástica. O Sol novamente despontando e todos subindo em fila indiana, imagem para nunca mais se esquecer. Depois dali um morro atrás do outro, inclusive subi o mesmo que a Lu e desci o que a Gis subiu no Mountain Do do Costão. Parabéns meninas, vocês foram guerreiras aquele dia.
Não posso esquecer que outro momento maravilhoso foi o de percorrer cerca de 500mts de costão. Correr era impossível e cada passo deveria ser pensado para não cair das pedras. Mas nem tudo é ruim, isso fez com que eu pudesse curtir mais o momento e agradecer a Deus por estar viva e estar ali. Agradecer por saber que haviam pessoas a me esperar e isso foi muito bom.
O dia estava apenas começando e ainda as meninas iriam fazer seus trechos com a Tamy dobrando e finalizando a prova dentro d’água. Pois a chegada era nadando.

Prova muito bem organizada, postos de troca com sopa, água, coca, doce e fruta.
Pessoal extremamente educado e atencioso.
Dois pontos fracos, um que algumas regras mudaram em cima da hora e nem todos foram avisados e o outro é que o pessoal não sabe informar onde eram os pontos de troca.
Então a aventura foi para quem estava correndo e para quem estava no apoio da equipe.
Vivian, Anderson, Tamy, Michele, Eu e Fabiano.

Por Dani Bridi

2 comentários:

  1. Santa Catarina por si só já é maravilhosa. O litoral catarinense é fantástico, abençoado por paisagens e trilhas maravilhosas.
    Correr, caminhar, participar de eventos nesta região é algo que realmente fica bem guardado no consciente de todos nós. Cada corrida é uma nova aventura, cada corrida de aventura é uma hiper aventura.
    A superação, determinação e conclusão de cada trajeto, de cada etapa e de cada evento mostra o quanto se é VENCEDOR.

    PARABÉNS A TODOS QUE ESTIVERAM PRESENTES NO EVENTO.

    Claudio L. Guras

    ResponderExcluir
  2. A Equipe Jacaré de Conga está cada vez mais conhecida com essas participações interestaduais.
    Parabéns às meninas Vivian, Tamy e Dani.
    Isso sim é superação, determinação, força de vontade e competência...
    ÉLCIO PAMPUCH

    ResponderExcluir